ARECACEAE

Aiphanes ulei (Dammer) Burret

Como citar:

Pablo Viany Prieto; Tainan Messina. 2012. Aiphanes ulei (ARECACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

43.098,412 Km2

AOO:

20,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Espécie de distribuição restrita no Brasil, com ocorrência na Amazônia, nos Estados do Amazonas e Acre (Leitman et al., 2012). De acordo com Borchsenius; Bernal (1996), a espécie é a mais amplamente distribuída do gênero e a mais bem coletada.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Aiphanes ulei</i> apresenta uma EOO de 35.083,59 km², e ocorre em uma região da Amazônia brasileira minimamente afetada por atividades humanas. Habita também áreas perturbadas e secundárias.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Espécie descrita na obra Notizbl. Bot. Gart. Berlin-Dahlem 11(107): 568. 1932, conhecida popularmente como "pachiubinha-de-espinho" (Lorenzi et al., 2010).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Borchsenius; Bernal (1996) afirma que a espécie é comum, mas nunca abundante.

Ecologia:

Biomas: Amazônia
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila/Floresta Pluvial (Leitman et al., 2012). Segundo Lorenzi et al. (2010) a espécie ocorre nas matas secas de solos bem drenados na parte ocidental do Estado do Acre. De acordo com Borchsenius; Bernal (1996), a espécie ocorre em floresta primaria e pode ocorrer em áreas perturbadas ou de mata secundária.
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.5 Subtropical/Tropical Dry
Detalhes: Espécie arbórea, terrícola (Leitman et al., 2012). Plantas acaulescentes, ou com caule de até 45 cm de altura, com frutos globosos, em epicarpo liso, vermelho e mesocarpo amarelo-alaranjado, carnoso e oleoso (Lorenzi et al., 2010). Os mesmos autores afirmam que plantas do gênero Aiphanes são monóicas.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
A espécie foi considerada de Baixo Risco (LR/Ic) na Lista Vermelha da IUCN (IUCN, 2011)

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
A espécie possui bom potencial ornamental, principalmente para o cultivo em vasos, por ser de porte pequeno, possuir poucos espinhos e pela folhagem exuberante (Lorenzi et al., 2010)